Metaverso: Preciso levar meu registro de marca para lá ou não?

Quando surgiu as redes sociais e a imersão de milhões de empresas, as marcas começaram a ficar tão próximas que esta convivência pacífica não foi mais possível.
Agora temos uma nova mudança chegando, o METAVERSO, onde todas as situações do mundo real passarão também a existir no mundo virtual, e com certeza as marcas não poderão ficar de fora deste mundo onde milhões de consumidores estarão inseridos e com hábitos de consumos parecidos, ou maiores do que no mundo real que conhecemos.
Não é por acaso que grandes marcas como Nike, Subway, Mac Donalds, Mastercard e outras, já estão se adiantando e registrando suas marcas neste ambiente repleto de oportunidades.
E o que muda? Simples: tudo será intangível, mas com valores reais, ou seja, existirá uma economia que girará em torno desta nova maneira de consumo, e com isso infelizmente alguns problemas também virão, como plágios, pirataria e afins.
Imagine alguém usando a sua marca dentro do Metaverso, e lucrando com isso? Outra situação é o avatar, imagine alguém com a sua persona, se passando por você e usufruindo da sua autoridade e reputação para também lucrar. O que fazer para se blindar e impedir estas situações? A pergunta é: Como me prevenir?
Registro de Marca:
Em tese: marca registrada gozaria de direitos dentro ou fora do universo virtual, porém, como não temos uma certeza, pois é uma questão nova, recomendamos que todas as empresas brasileiras também registrem suas marcas de forma objetiva, por exemplo: ¨venda de roupas em ambientes virtuais¨, ¨serviços de ensino em ambiente virtual¨ e assim por diante.
Direitos Autorais:
Outra providência preventiva que recomendamos é que seja providenciado o seu avatar (sua persona que transitará na Metaverso), de preferência que este seja elaborado de forma única para você através de profissionais e os direitos autorais sejam resguardados, desta forma caso aconteça alguma tentativa de plágio teremos documentos para tomar providências mais assertivas.
Já sabemos que este universo paralelo chegará, e uma coisa é fato: Todas as empresas/pessoas que possuem suas marcas precisam analisar junto com seus procuradores todas as alternativas de abrangências e atitudes preventivas para usufruir deste novo ambiente repleto de oportunidades com tranquilidade e segurança.